top of page
  • Foto do escritorAmarte

Produção de Farinha de Mandioca e Polvilho Orgânico

Atualizado: 21 de jan. de 2020


Esta semana tivemos aqui na Amarte a produção de farinha de mandioca, que era o nosso objetivo inicial, e como universo é abundante e generoso recebemos de presente o polvilho. É interessante avaliar tudo o que envolve a farinha de mandioca que comemos.

- Por quantas mãos ela passa?

- Quanto tempo leva o processo desde o plantio da mandioca?

Senão fosse a sabedoria inata da natureza que faz crescer o pé de mandioca, não teríamos como produzir a farinha e isso envolve qualquer alimento. Como cientistas estão querendo se fazer "donos"deste processo?

- A farinha que você come é produzida de forma livre de veneno?

Para nós foi um grande desafio produzir esta farinha, pois nenhum de nós jamais participou ou viu o processo antes. Tivemos alguns percalços como o ralador que parou de funcionar, o fogo em excesso e o tempo bem mais longo do que previsto.... mas a satisfação de realizar aquilo ao qual nos propomos pesou muito mais na balança comparando com todo o resto. Isto nos eleva

em alegria e prazer de estar vivo! A mente se aquieta e o coração bate mais forte.

- Fizemos isto para ganhar dinheiro? Sim e não.

- Alguém pagará o valor que de fato a farinha vale? Não sabemos.

- Teremos lucro? Com certeza já tivemos, o aprendizado que ficou registrado com a vivência não tem como pagar em dinheiro. Então, valeu muito a pena! O aprendizado se tornou sabedoria e sabedoria é algo que ninguém jamais pode tirar da gente ou a gente jamais pode perder.


Gratidão Padmini, Joana, Elias e Paula.


Amo muito tudo isso!


Assista o vídeo do processo da Farinha de Mandioca e Polvilho


90 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page