A Amarte oferece um lugar especial para o desenvolvimento integral do SER através de vivências únicas e inesquecíveis.
Uma estrutura rodeada de natureza exuberante, com uma filosofia de vida ecologicamente correta, apoiada na sustentabilidade, na alimentação saudável e incentivando práticas para restabelecer a energia vital.

Integrar Corpo, Alma e Espírito,  unificar pensar, sentir e querer, nos permite viver o paraíso aqui e agora. O propósito da Amarte é oferecer um lugar  seguro para esta integração.
As diferentes atividades, cursos, workshops e vivências oferecidas primam por esta consciência plena.

 

Resgatar o prazer de produzir o próprio alimento para cultivar saúde integral. Atividades corporais como danças, yoga; alimentação saudável através da agricultura orgânica e outras práticas são algumas das ferramentas utilizadas nesta alquimia para desenvolver a presença e o cuidado do nosso templo divino.
 

Expressar-se através da arte é sentir a vida. Por meio de diferentes técnicas artísticas estimula-se a desconstrução e o desbloqueio de aspectos emocionais da infância para reencontrar com sua verdadeira essência. Atividades como pintura, escultura, trabalhos manuais, marcenaria, fotografia, teatro,  música entre outras artes são disponibilizadas para resgatar sua criança interior que traz com ela a semente do que você é.

Inspiração para a plenitude do seu SER, encontrando a sabedoria inata que é seu estado natural e divino.  Com o pensamento claro e consciente conectamos com o poder que vem da fonte. Através de práticas como meditação, respiração consciente, yoga e outras vivências você toma o poder da vida em suas mãos, se tornando dono do seu próprio destino.


 

Locação do Projeto na  Terra

Para elaboração desta proposta para o Projeto AMARTE foi necessário o entendimento de como se expressa a inserção deste movimento no local escolhido. As ações propostas pelo projeto como que se “derramam” sobre a área e a natureza ali existentes. Como um metal que pela alta temperatura passa ao estado líquido e depois toma uma forma modelada porém sem perder a sua essência e propriedades.

 

A percepção de cada detalhe ao entorno, carrega em si a possibilidadede uma vivência inusitada. Com esta visão, as propostas técnicas surgem diretamente alinhadas com a personalidade, a identidade do local.



Pela própria composição do relevo, após a passagem pela porteira (entrada), o caminho pela sua característica de um aclive nos remete a sensações arquetípicas, como a transposição de um mundo a outro, de uma elevação do pensamento, da busca de novos conhecimentos e vivências que estarão à disposição para aqueles que ousarem romper a barreira da estagnação e por fim mergulhar na aventura do autoconhecimento.



Cada estrutura física elaborada busca refletir alguns dos conceitos que são pilares do projeto: respeito e harmonia com a natureza em seus ciclos , o que é expresso em propostas sustentáveis e na elegância e beleza das formas.

EQUIPE CG Edificações SustentáveisCynthia Guaraldo Araripe (engenheira responsável)

 

​Propriedade: AMARTE Biocentro de Desenvolvimento Integral

 

Localização: RS 20 KM69, Parada de ônibus 175, Três Coroas,Rio Grande do Sul — Brasil

 

Área total do Projeto Amarte: 391.750,00 m² (39,1750 ha)



GEOGRAFIA:* RELEVO - Forte ondulado.* Altitude do município: 560 m (centro) ; 800 m (interior).* CLIMA - Subtropical.



Fontes de energia renováveis: Lenha, elétrica da rede, fotovoltaica,  aquecimento solar

 

 

Visão Sustentável
 

O entendimento da sustentabilidade tem como pressuposto o “pensar holístico” Assim, no Projeto Amarte, tanto as áreas de utilização da população flutuante como as de utilização da população fixa (unidades habitacionais para os colaboradores do projeto), estão organizadas de forma que seu funcionamento estabeleça condições que estão obrigatoriamente integradas no sistema natural existente. Isto é, os ciclos naturais são os guias que direcionam as atuações e interferências no local, buscando sempre o menor impacto negativo, criando ações mitigadoras e gerando impactos positivos.

Será promovido o resgate da fauna e flora locais, como também regeneração de mata ciliar nas APP(s) abrindo caminho para uma biodiversidade exuberante do bioma mata atlântica, que trará como consequência o enriquecimento do solo e revigoramento do micro clima.

Casa Gaia

A “Gaia”, é a casa que foi restaurada do que restou da antiga casa da propriedade. É a casa "matriz" nossa mãe, que atualmente esta sendo utilizada para receber grupos, cursos e terapias

ETE Casa Gaia 

ETE (Estação de Tratamento de Efluentes) por zona de raizes.
* Não produz lodo.
* Não produz odores carecterísticos de tratamentos convencionais.
* É auto-sustentável, exigindo pouca manutenção.
* Permite a integração com o meio ambiente e a paisagem
* Sensibiliza e propicia a mudança de comportamento das pessoas envolvidas.
* Eficiência de 90% na redução de carga orgânica.

Chalé Mirim

A mais nova casa da Amarte, onde fica o atelier de arte e acontecem as criações.

Também onde mora o "cuidador" da propriedade.

ETE Chalé Mirim

ETE (Estação de Tratamento de Efluentes) por zona de raizes.
Curso vivencial realizado durante a construção do Chalé Mirim

Caminho da Fonte

Cuidar das nascentes é cuidar da nossa casa, do nosso planeta. E cada colaborador ou sócio da AMARTE tem importante papel na conservação dos solos que protegem e dão qualidade à água.

Agrofloresta Eva e Adão

As agroflorestas estão dispostas em sete locais e distribuídas por toda a área ocupando diferentes níveis altimétricos. A permacultura está sendo o fundamento para a interferência nestes locais respeitando as práticas nativas já consagradas que se adequaram ao clima e a altitude vigentes, e obtiveram os resultados desejados sem interromper os ciclos naturais.

A área ocupada por cada agrofloresta é de 3.351,70 m² 

Esta é a primeira agrofloresta a qual chamamos de Eva e Adão, nela plantamos frutíferas, verduras, legumes, ervas e flores.

©Amarte-Corpo-Alma-Espírito. All Rights Reserved.                                                                

​Entre em Contato (51) 99627-7233